CASA SOL
CASA SOL: CERCADA PELA NATUREZA
Um terreno de aproximadamente 2.400m², espaçoso e arborizado e o desejo de sair do apartamento e ter a CASA DOS SONHOS no estilo “Jungle House” – uma casa conectada com a natureza.
A família queria uma casa térrea que de certa forma abraçasse a vegetação do terreno e tivesse vista para o meio externo.
Uma casa aconchegante, espaçosa, sustentável e segura para a família curtir e receber os amigos.
Esse projeto foi um dos desafios para nós durante a quarentena. Adiciona outro ingrediente nessa receita: nossa paixão pela arquitetura e pronto, temos a CASA DOS SONHOS.
E como nosso foco é concretizar o sonho do cliente, fizemos uma verdadeira imersão nos seus valores, rotina, estilo e até o que eles não gostam de jeito nenhum para atendê-los da melhor forma.
Então bora lá conferir todos os detalhes?
O terreno possui mais ou menos 75m de comprimento e 32m de largura, o que resulta em uma área de quase 2.400m². A casa está localizada em um condomínio e o acesso principal se dá pela lateral do terreno.
Criamos um acesso de carro e outro para pedestre, que passará entre árvores nativas.
Na entrada temos um hall com um lavabo ao lado, à esquerda, uma cozinha integrada com a despensa, ao lado um jardim com uma árvore existente. À direita, temos uma sala de jantar, uma sala de estar, escritório, espaço gourmet integrado com a piscina e uma edícula.
Na área íntima, temos os quartos, banheiros e corredor, além de um jardim entre um quarto e outro com árvores existentes.
Passagem secreta
Entre dois quartos infantis, criamos uma passagem secreta que ficará escondida na porta dos armários. Era um sonho dos filhos e conseguimos colocar atrás do jardim. O que você achou da ideia?
Essa é uma imagem ilustrativa de como vai ficar a fachada da casa com bastante vegetação circundando e tomando a frente criando um caminho de pedestre
A família tem um estilo minimalista, com concreto aparente, madeira, formas puras e exploramos a geometria com um jogo de volumes.
Uma casa confortável é essencial para o bem-estar dos moradores. Sempre cuidamos disso para orientar corretamente os ambientes em relação ao sol e aos ventos, para uma iluminação e ventilação confortáveis. Dessa forma, inserimos os quartos foram inseridos numa orientação com menor insolação e criamos marquises pra proteger da incidência solar direta.
A parede e a porta da entrada foram revestidas com ripado clarinho. Outra solução bem legal que usamos nesse ambiente foi o rodapé invertido que dá um efeito de sombra, como se a parede estivesse flutuando.
Fizemos bastante uso da madeira e nessa sala trouxe muito aconchego, não acha?
O casal tem estilo minimalista e isso refletiu nas nossas soluções de projeto. Na sala, usamos o cimento queimado nas paredes, uma prateleira bem simples e com poucos objetos, móveis em tons claros, enfim, uma sala sem excessos. Você também curte ss estilo?
Olhando para esse quarto aconchegante do casal, dá ou não vontade de se jogar nessa cama?
Combinamos o cimento queimado das paredes com a madeira do mobiliário e algumas plantas e o resultado foi um quarto com uma atmosfera super agradável!
Fizemos o banheiro do casal com dois níveis: uma área de futon com vista para um jardim externo, uma área da banheira que está conectada com o chuveiro, em um nível inferior com o restante do banheiro.
Nesse lavabo fugimos do óbvio e apostamos no cimento queimado pra todo lado! (inclusive, tem vídeo no canal onde a gente fala sobre como aplicar por cima do revestimento existente. Corre lá!).
E por falar em revestimento, pensamos no tipo tijolo, porém verde. Brincamos com a janela e o espelho como se tivessem a mesma moldura, criando uma composição.
A bancada é de madeira com cuba de apoio.
O que você achou dessa composição da madeira com o verde o cimento queimado? Eu acho o máximo!